Erasmus+ 23/24
Programa Erasmus+ – Ação Chave 1 – Ensino e Formação Profissional
Apresentação do programa Erasmus+
O principal objetivo do Programa Erasmus+ é o de reforçar a dimensão europeia no campo da educação, promovendo a mobilidade e cooperação entre jovens de diferentes países. As Parcerias Estratégicas visam promover projetos de colaboração que permitirão que as organizações parceiras possam trabalhar em conjunto, melhorar a sua oferta educativa/formativa, refletir sobre questões comuns e partilhar práticas inovadoras.
Em primeiro lugar, a EPCE quer afirmar-se e construir-se como uma escola internacionalista, multicultural e multilinguística. Com este objetivo em vista pretende-se responder a necessidades mais de foro social e cultural, tais como estimular um sentimento de pertença à Europa e de abertura ao resto do mundo, mas também de uma cidadania ativa além-fronteiras. Se nem todos os nossos jovens serão trabalhadores internacionais, apesar das mobilidades que promovemos, todos deverão ser cidadãos do mundo. Esta cidadania ampla e a aprendizagem que implica na forma de estar, ser e de se relacionar será a sua maior base para conhecer, contactar e dominar o mercado de trabalho internacional. Esta vertente é fundamental para os nossos setores, que assentam em grande medida em aspetos subjetivos como a estética, a cultura, os significados culturais, as tradições e as mudanças sociais ou a história. Aprender tudo isto na magnitude que existe em termos de diversidade e riqueza é também uma mais-valia profissional.
A EPCE quer manter-se na vanguarda no que toca à qualidade do ensino e à concretização de objetivos pedagógicos, adotando, atualizando e aplicando sempre as melhores práticas pedagógicas e formativas.
Deste modo, é necessário estabelecer algumas considerações gerais para a participação no nosso projeto Erasmus+, nomeadamente:
Este ano letivo de 2023/2024 o nosso projeto irá promover mobilidades de curta e longa duração, para os alunos do 3º ano de todos os nossos cursos profissionais, nos países de Itália e Malta.
Estão também previstas mobilidades de staff, nomeadamente em Job Shadowing e cursos de desenvolvimento profissional. A primeira tem como objetivo o intercâmbio e a aprendizagem com escolas europeias sobre as suas realidades e desafios em termos de absentismo e abandono e em termos de exclusão e jovens/grupos desfavorecidos, temas centrais no nosso Projeto Educativo; e a segunda visa promover o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais dos participantes.
O custo das viagens, seguros, alojamento, alimentação, viagens que se realizem no decorrer do projeto nos diferentes países, estará a cargo do financiamento europeu atribuído ao projeto Erasmus+;
Mediante documento devidamente assinado, as famílias dos alunos autorizaram filmagens e fotografias dos seus educandos com o fim único de difundir esta experiência pedagógica em sites criados para apresentação do Projeto;
Os professores/educadores envolvidos nas mobilidades assumirão a responsabilidade de participar ativamente em todas as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto e de divulgar resultados e práticas junto da Comunidade Educativa.
- O envolvimento ativo na planificação, organização, execução e disseminação de todas as atividades inerentes ao projeto (2023-2024);
- Manter contacto ativo e frequente com os parceiros do projeto;
- Participar ativamente em todas as atividades de promoção, divulgação e avaliação das atividades do projeto;
- Participação ativa na organização e realização de atividades escolares para promover a imagem da escola e divulgação do projeto.
Condições prévias de aceitação
- Interesse na aprendizagem de línguas, avaliado pela inscrição e frequência, em horário pós-letivo, do curso intensivo de preparação linguística, aberto a todos os candidatos;
- Não ter módulos em atraso;
- Não ter processos disciplinares.
Critérios de ordenação dos candidatos:
- 45% Atitudes e Comportamentos tal como definidos no Regulamento Interno (Sentido de Responsabilidade: 10%; Empenho na Aprendizagem: 10%; Comportamento Relacional: 15%; Assiduidade: 10%);
- 25% – Nível de inglês, avaliado pela média da classificação da disciplina no 10º e 11º;
- 30% – Média ponderada das avaliações obtidas no conjunto das disciplinas do 10º e 11º ano.
- 10% – De majoração na nota final para alunos com enquadramento na educação inclusiva /
ação social escolar / aluno considerado com menos oportunidades.
No prazo de 72 horas, qualquer aluno, por si ou por intermédio do seu encarregado de educação sendo menor, pode reclamar da classificação atribuída, mediante o pagamento da caução de cinco euros, que será devolvida em caso de deferida a reclamação.
O Presidente do Júri de Candidatura, ouvidos os restantes membros do júri, responderá à reclamação no prazo de cinco dias úteis.
LISTA DE CANDIDATOS SELECIONADOS PARA ERASMUS+ 2023/2024
Mobilidades de Longa Duração
3º Ano Curso Técnico Comunicação, Marketing, Relações-Públicas e Publicidade
– José Januário Pinto Figueiredo
– Leandro Santiago Gonçalves
3º Ano Curso Técnico Audiovisuais
– Bernardo Magalhães Sousa Pires
3º Ano Curso Técnico Comunicação e Serviço Digital
– João Pedro Pereira Sampaio
Mobilidades de Curta Duração
3º Ano Curso Técnico Comunicação, Marketing, Relações-Públicas e Publicidade
– Iara Rodrigues da Silva
– Joana Filipa Soares Guimarães
3º Ano Curso Técnico Audiovisuais
– Rodrigo Filipe França Queirós
3º Ano Curso Técnico Comércio
– Luana Isabel da Costa Sousa
3º Ano Curso Técnico Fotografia
– Bruna Isabel Pacheco Teles
– Lara Freitas Peixoto
Caso haja registo de ocorrências de ordem disciplinar, o aluno poderá ser desclassificado.
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Seremos breves a responder.