Logo da inciativa erasmus mais

Erasmus+ 23/24

Programa Erasmus+ – Ação Chave 1 – Ensino e Formação Profissional

Apresentação do programa Erasmus+

O principal objetivo do Programa Erasmus+ é o de reforçar a dimensão europeia no campo da educação, promovendo a mobilidade e cooperação entre jovens de diferentes países. As Parcerias Estratégicas visam promover projetos de colaboração que permitirão que as organizações parceiras possam trabalhar em conjunto, melhorar a sua oferta educativa/formativa, refletir sobre questões comuns e partilhar práticas inovadoras.

Em primeiro lugar, a EPCE quer afirmar-se e construir-se como uma escola internacionalista, multicultural e multilinguística. Com este objetivo em vista pretende-se responder a necessidades mais de foro social e cultural, tais como estimular um sentimento de pertença à Europa e de abertura ao resto do mundo, mas também de uma cidadania ativa além-fronteiras. Se nem todos os nossos jovens serão trabalhadores internacionais, apesar das mobilidades que promovemos, todos deverão ser cidadãos do mundo. Esta cidadania ampla e a aprendizagem que implica na forma de estar, ser e de se relacionar será a sua maior base para conhecer, contactar e dominar o mercado de trabalho internacional. Esta vertente é fundamental para os nossos setores, que assentam em grande medida em aspetos subjetivos como a estética, a cultura, os significados culturais, as tradições e as mudanças sociais ou a história. Aprender tudo isto na magnitude que existe em termos de diversidade e riqueza é também uma mais-valia profissional.

A EPCE quer manter-se na vanguarda no que toca à qualidade do ensino e à concretização de objetivos pedagógicos, adotando, atualizando e aplicando sempre as melhores práticas pedagógicas e formativas.

Deste modo, é necessário estabelecer algumas considerações gerais para a participação no nosso projeto Erasmus+, nomeadamente:
Este ano letivo de 2023/2024 o nosso projeto irá promover mobilidades de curta e longa duração, para os alunos do 3º ano de todos os nossos cursos profissionais, nos países de Itália e Malta.

Estão também previstas mobilidades de staff, nomeadamente em Job Shadowing e cursos de desenvolvimento profissional. A primeira tem como objetivo o intercâmbio e a aprendizagem com escolas europeias sobre as suas realidades e desafios em termos de absentismo e abandono e em termos de exclusão e jovens/grupos desfavorecidos, temas centrais no nosso Projeto Educativo; e a segunda visa promover o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais dos participantes.

O custo das viagens, seguros, alojamento, alimentação, viagens que se realizem no decorrer do projeto nos diferentes países, estará a cargo do financiamento europeu atribuído ao projeto Erasmus+;

Mediante documento devidamente assinado, as famílias dos alunos autorizaram filmagens e fotografias dos seus educandos com o fim único de difundir esta experiência pedagógica em sites criados para apresentação do Projeto;

Os professores/educadores envolvidos nas mobilidades assumirão a responsabilidade de participar ativamente em todas as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto e de divulgar resultados e práticas junto da Comunidade Educativa.

Critérios gerais para alunos, Job Shadowing e cursos de desenvolvimento profissional

  • O envolvimento ativo na planificação, organização, execução e disseminação de todas as atividades inerentes ao projeto (2023-2024);
  • Manter contacto ativo e frequente com os parceiros do projeto;
  • Participar ativamente em todas as atividades de promoção, divulgação e avaliação das atividades do projeto;
  • Participação ativa na organização e realização de atividades escolares para promover a imagem da escola e divulgação do projeto.

Condições prévias de aceitação 

  • Interesse na aprendizagem de línguas, avaliado pela inscrição e frequência, em horário pós-letivo, do curso intensivo de preparação linguística, aberto a todos os candidatos;
  • Não ter módulos em atraso;
  • Não ter processos disciplinares.

Critérios de ordenação dos candidatos:

  • 45% Atitudes e Comportamentos tal como definidos no Regulamento Interno (Sentido de Responsabilidade: 10%; Empenho na Aprendizagem: 10%; Comportamento Relacional: 15%; Assiduidade: 10%);
  • 25% – Nível de inglês, avaliado pela média da classificação da disciplina no 10º e 11º;
  • 30% – Média ponderada das avaliações obtidas no conjunto das disciplinas do 10º e 11º ano.
  • 10% – De majoração na nota final para alunos com enquadramento na educação inclusiva /
    ação social escolar / aluno considerado com menos oportunidades.
Após seleção dos candidatos

No prazo de 72 horas, qualquer aluno, por si ou por intermédio do seu encarregado de educação sendo menor, pode reclamar da classificação atribuída, mediante o pagamento da caução de cinco euros, que será devolvida em caso de deferida a reclamação.
O Presidente do Júri de Candidatura, ouvidos os restantes membros do júri, responderá à reclamação no prazo de cinco dias úteis.

LISTA DE CANDIDATOS SELECIONADOS PARA ERASMUS+ 2023/2024

Mobilidades de Longa Duração

3º Ano Curso Técnico Comunicação, Marketing, Relações-Públicas e Publicidade

– José Januário Pinto Figueiredo
– Leandro Santiago Gonçalves

3º Ano Curso Técnico Audiovisuais

– Bernardo Magalhães Sousa Pires

3º Ano Curso Técnico Comunicação e Serviço Digital

– João Pedro Pereira Sampaio

Mobilidades de Curta Duração

3º Ano Curso Técnico Comunicação, Marketing, Relações-Públicas e Publicidade

– Iara Rodrigues da Silva
– Joana Filipa Soares Guimarães

3º Ano Curso Técnico Audiovisuais

– Rodrigo Filipe França Queirós

3º Ano Curso Técnico Comércio

– Luana Isabel da Costa Sousa

3º Ano Curso Técnico Fotografia

– Bruna Isabel Pacheco Teles

– Lara Freitas Peixoto

Caso haja registo de ocorrências de ordem disciplinar, o aluno poderá ser desclassificado. 

Tens alguma dúvida? Entra em contacto connosco!

Seremos breves a responder.